Cuidados na hora de comprar um consórcio contemplado

Meta Descrição: O consórcio contemplado é conhecido como aquele que já foi sorteado e conta com uma carta de crédito que se encontra disponível. Mas, é preciso conhecer os cuidados na hora de comprar um consórcio contemplado.

Caso você ainda não conheça, o consórcio é uma opção bastante interessante para aqueles que estão buscando uma maneira de realizar alguma compra parcelada. Porém, é preciso ter cuidados na hora de comprar um consórcio contemplado.

Normalmente, aqueles que procuram pelo consórcio, sempre ficam condicionado a realizarem a compra apenas no momento em que acontece a contemplação e, por isso, é preciso que você entenda certas possibilidades mais abaixo.

Assim, o consórcio contemplado é uma das formas de você conseguir o crédito com maior agilidade e, com isso, vale a pena que você conheça certos cuidados que deve ter ao optar por essa alternativa, além de levar em consideração outras dicas importantes.

O que é consórcio contemplado?

Antes de você saber os cuidados na hora de comprar um consórcio contemplado, é extremamente importante que você saiba o que ele é, sendo essa uma alternativa interessante para aqueles que querem adquirirem um bem móvel, serviço ou imóvel, e não possuem o dinheiro para comprarem à vista.

Assim, é necessário que façam a opção pelo parcelamento, porém, não precisam pagar por juros altos, como os financiamentos bancários.

Normalmente, ao comprar uma carta de crédito contemplado, você irá pagar pelo valor de entrada, o qual sempre varia conforme com o que já foi pago pela cota do consórcio.

Com isso, você irá receber o bem imediatamente e continuar pagando as parcelas mensalmente até que se concretize a compra da cota contemplada. Dessa forma, veja abaixo os cuidados que são importantes:

  • Verifique se a carta de crédito existe realmente

Geralmente, os consórcios só podem ser administrados por empresas que sejam credenciadas pelo Banco Central.

Dessa forma, é importante que uma carta de crédito sempre conte com a garantia do Banco, o que lhe garante uma total liquidez no mercado.

Mas, é essencial que você verifique antes se realmente ocorreu a contemplação, além do fato se o crédito que está sendo cedido existe e se encontra vinculado com a administradora de consórcios que é credenciada pelo Banco Central.

  • Busque ter conhecimento de todas as regras do consórcio

Aqueles que adquirem uma cota de um consórcio contemplado sempre devem procurarem assumir todas as obrigações que o anterior consorciado tinha junto ao grupo e a administradora.

Sendo assim, é fundamental que você conheça todos os detalhes que tenham relação com o funcionamento do grupo e com os pagamentos das parcelas, além de outras questões.

  • Sempre leia o contrato

O contrato é considerado como um documento que possui todas as informações em relação aos direitos do consorciados, além dos deveres que ele irá ter junto a administradora e ao grupo que está vinculado.

Geralmente, nesse contrato se encontram especificadas todas as questões que são relativas a taxa de administração, regras de reajuste do consórcio, seguros, penalidades, data das assembleias ordinárias, condições para convocação das assembleias extraordinárias, entre outros.

Dessa forma, antes de você fechar um negócio, é fundamental que você leia tudo com bastante de atenção e esclareça todas as dúvidas com o responsável por administrar as operações.

  • Análise se as parcelas do consórcio irão caber no seu orçamento

Por possuir dinheiro suficiente para realizar a compra, o interessado na compra pelo consórcio contemplado pode se encontrar entusiasmado com a chance de se beneficiar com a carta de crédito imediatamente, não se lembrando de que, todos os meses, ele irá ter que pagar as parcelas restantes.

Sendo assim, mesmo que você possua dinheiro suficiente para essa aquisição, analise sempre quantas parcelas ainda faltam para o encerramento do grupo, além de quais são os valores que elas irão representar e se elas estão conforme o que você pode ou não pagar.

Portanto, é essencial que você leve em consideração esses cuidados na hora de comprar um consórcio contemplado, sempre buscando por informações concretas e dando preferências por aquelas que são documentadas.

Normalmente, a ideia não é apenas confiar na palavra de quem está lhe propondo a venda, mesmo que seja alguém de confiança.

Como escolher a melhor administradora

Solicite seu Cartão de Crédito Casas Bahia