Tipos de lance em um Consórcio

Existem alguns tipos diferentes de lance que podem antecipar a contemplação da carta de crédito em um consórcio.

O consórcio pode oferecer dois tipos de contemplação, uma que acontece através de sorteios mensais, onde um ou mais consorciados são contemplados, e a outra maneira é através dos lances. O lance é uma forma de conseguir antecipar a contemplação do consorciado. Ele acontece com o pagamento antecipado das parcelas, e com isso é possível receber a carta de crédito. Continue lendo, e conheça os tipos de lance que podem ser dados no consórcio.

Conheça os tipos de lance

No consórcio, existem dois tipos de lances, são eles:

  • Lance com recursos próprios;

O lance com recursos próprios, é feito com o dinheiro do próprio consorciado. Com isso, o consorciado irá receber o crédito total que corresponde ao serviço ou ao bem que está no contrato do consórcio.

  • Lance embutido;

Já para o lance embutido, o consorciado usa parte do valor do seu crédito como lance.

Estes lances podem ser abatidos de formas diferentes para cada administradora, então é importante ver quais são as regras contidas no seu contrato.

Usando o FGTS

Existe uma possibilidade de usar o seu FGTS como um lance para consórcios de imóveis residenciais. É possível usar até 100% do valor do seu FGTS para fazer a oferta de um lance no seu consórcio.

Para fazer um lance utilizando o seu FGTS, as regras serão as mesmas que o lance embutido, onde o valor de lance não vai para a administradora, e sim para o vendedor do seu futuro imóvel.

Veja como funciona os lances livres e os lances fixos

Como já vimos acima, em um consórcio é possível fazer lances de recursos próprios, ou lances embutidos, da maneira que o consorciado achar melhor. Porém, a administradora também possui a liberdade para estipular as suas regras.

Estas regras podem conter os lances fixos, lances livres, ou ainda uma combinação dos dois. Portanto, cada administradora pode optar por trabalhar de uma maneira, por isso, é importante conhecer todas as condições antes de firmar contrato com uma administradora.

No lance livre, o consorciado pode fazer um lance do valor que ele desejar, já para o lance fixo, é a administradora que estipula um valor de lance mínimo, que já colocado no contrato.

A outra opção seria uma combinação entre o lance livre e o lance fixo, estipulados no contrato, seria um lance livre a partir de um valor fixo estipulado pela administradora.

Como os lances podem ser feitos

Os lances funcionam de maneira parecida com um leilão. Ele pode ser feito horas antes da assembleia que acontece mensalmente. O lance pode ser feito direto na administradora, ou através da internet.

Feito o lance, o consorciado irá concorrer à contemplação de acordo com a antecipação do pagamento das parcelas restantes. O lance vencedor, será aquele que representar o maior número de parcelas, ou o maior valor diante do crédito contratado.

Existem algumas administradoras que aceitam seu carro usado como lance.

O consorciado só irá pagar o seu lance, caso ele seja o vencedor. Caso contrário o lance pode ser refeito nas assembleias seguintes. Se acaso ele não queira mais fazer o lance, a carta de crédito permanecerá normal, com a continuidade do pagamento do valor das parcelas mensais acordadas em contrato.

Vale ressaltar que cada administradora pode trabalhar de uma maneira diferente quando se fala em lances. Por isso, é preciso conhecer todas as regras e condições existentes no contrato.

Como podemos ver, se o consorciado desejar antecipar a sua contemplação, isso pode ser feito através dos lances. Desta forma, ele pode adquirir o seu bem ou serviço de maneira mais rápida.

Conhecendo os tipos de lance, é possível contratar uma administradora que esteja dentro dos requisitos que você procura para fazer o seu consórcio, e ser contemplado do tempo que você desejar.

 

Financiamento imobiliário Banco Bradesco: Conheça as taxas e condições

Tipos de consórcios existentes