Como usar o FGTS para comprar um imóvel?

Saiba de que forma você pode apostar no uso do FGTS para comprar um imóvel hoje mesmo.

Muitas pessoas não sabem, mas é possível usar o FGTS para comprar um imóvel. Porém, atualmente, é necessário ainda saber que existem novas regras para essa ação. Portanto, conheça-as.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um direito de todo trabalhador brasileiro. Ele pode ser utilizado para vários fins e, dentre eles, está inclusa a compra de imóveis, bem como seu financiamento.

O que ocorreu no mês de agosto desse ano foi uma elevação nos limites de financiamento para aqueles que buscam o uso do FGTS para a compra de uma casa própria.

Sabendo dessa informação e estando ciente dessa elevação, confira agora os detalhes sobre o que é preciso fazer para comprar um imóvel com a ajuda de seu FGTS.

Afinal, como usar seu FGTS para comprar um imóvel?

Inicialmente, é preciso saber que para contar com o dinheiro de seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço na aquisição de uma casa, é necessário possuir pelo menos três anos de trabalho sob seu regime.

– Além disso, é proibido ser dono de imóveis e possuir, também, financiamento no SFH.

– No que diz respeito à elevação dos financiamentos referentes ao uso do FGTS para compra de imóveis, os valores estão fixados em 800 mil reais em todo o país, com exceção de quatro estados.

  • São eles: Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro. Nessas localidades, o valor é de 950 mil reais.
  • Esses valores passarão a serem usados apenas em 2019, sendo essencial para aqueles que buscavam a aquisição de uma casa no ano vindouro um novo planejamento.

Com todos os pontos acima em mente, o próximo passo para comprar sua casa com seu FGTS é reunir os documentos necessários para isso.

Documentação necessária para comprar casa usando o FGTS

Os documentos que devem estar em mãos são: o IPTU da localidade a ser adquirida (pode ser a cópia), um comprovante de residência que tenha no máximo 90 dias de vencimento, o CPF;

– A Carteira de Trabalho e de Previdência Social da pessoa em questão, sua certidão de nascimento, de casamento (ou óbito) e o Registo Geral ou outro documento com foto.

Em suma, a documentação básica para a resolução de qualquer burocracia no país deve ser reunida para que se possa dar entrada no processo.

Com esses documentos, você deve buscar o banco de sua preferência e discutir os próximos passos para uso de seu FGTS para esse fim, uma vez que eles mudam de instituição financeira para instituição financeira.

Quem não pode usar o FGTS para financiar a casa própria?

Conhecendo alguns dos principais passos para financiar sua casa própria, você deverá também se informar em relação ao que não pode ser feito.

– O uso do FGTS não pode ser aplicado para a compra de bens comerciais ou para um terreno que já esteja passando por uma construção.

  • Isso se dá uma vez que o uso dessa opção é feita para que mais pessoas possam realizar o sonho da casa própria.
  • Portanto, caso o uso do espaço não seja voltado para o residencial, o FGTS não poderá ser usado.
  • Espaços comerciais não poderão, em suma, serem adquiridos através dessa opção.

Conclusão

Se você está comprando sua primeira casa própria, possui 3 anos trabalhando no regime do FGTS e não possui relação com o SFH, você pode usar seu FGTS para adquirir sua casa própria.

Para isso, basta reunir a documentação certa e apostar na sua instituição financeira de escolha.

Sabendo mais sobre como usar seu FGTS para comprar sua casa própria, invista nessa opção e obtenha facilidades de financiamento e mais ao buscar realizar o seu sonho.

Conheça as Melhores Linhas de Crédito para Financiar seu Imóvel

Tenho Empréstimo Consignado: Posso Financiar um Imóvel?