Conheça as principais linhas de crédito para construir ou reformar seu imóvel

 

 

 

A construção ou a reforma do imóvel dos sonhos pode ser trabalhosa. Mas felizmente existem as principais linhas de créditos que podem auxiliar o consumidor a fazer o melhor serviço possível. Conheça aqui alguma delas.

 

Para que serve linha de crédito para construir ou reformar um imóvel?

As linhas de créditos são utilizadas tanto na compra, quanto na construção ou reforma de um imóvel.

Caso já esteja comprado, mas não arquitetado, é necessária a feitura do projeto e consequentemente sua execução. Assim como quando já está construído, mas precisa de uma reformulação no projeto.

Muitas vezes o consumidor não possui o dinheiro suficiente para atingir o objetivo desejado. Para isso servem as linhas de crédito, para serem um adicional de renda, pago depois em parcelas, para realizar o sonho de ter o imóvel do jeito que sempre sonhou.

Quais são as opções das linhas de crédito?

Existem duas maneiras de financiar a construção ou a reforma do imóvel. Pode ser pelo setor privado com empréstimos em bancos ou seguradoras ou pelo governo, como financiamento pela Caixa Econômica Federal. Aqui podem ser listados alguns exemplos tanto público quanto pelo governo:

  • Empréstimo bancário para construção ou reforma com juros e taxas específicos;
  • Financiamento a partir de programas de cooperativas de créditos;
  • Cartão de crédito de lojas de construção;
  • Empréstimo consignado com parcelas a serem descontadas na folha de pagamento;
  • O cheque especial pode ser uma opção também. É mais arriscada, porém válida.

É sempre importante frisar que tudo depende da situação específica de cada um para poder fazer o financiamento.

Dependendo da empresa a ser contratada, pode haver uma avaliação mediante o valor com especialistas na área para compreender se é de fato necessário a linha de crédito total para o dinheiro ou somente alguma parte.

Quais são as formas de pagamento de uma linha de crédito?

Mais uma vez, elas também dependem da empresa contratada para realizar o serviço. Mas geralmente as formas de pagamento ficam entre caução, desconto direto na folha de pagamento ou até mesmo quitação por FGTS.

Algumas empresas também permitem que o valor tenha uma parcela fixa mínima, mas caso haja uma eventual possibilidade de quitar mais de uma mensalidade no mês, é possível também.

Para entender isso, o consumidor deve pesquisar e comparar qual seu objetivo para com o imóvel e, em seguida, contratar a melhor opção da linha de crédito para sua reforma ou construção.

As exigências necessárias para conseguir a linha de crédito

As exigências para conseguir um financiamento ou linha de crédito são basicamente os mesmos. Alguns podem ter suas variações, mas em suma, os pré-requisitos para ter a linha de crédito para construção e reforma são:

  • Ser maior de idade (18 anos) ou emancipado;
  • Não possuir débitos com algum lugar;
  • Conseguir de alguma forma comprovar sua renda. Em algumas empresas em específico, o financiador deve ter, inclusive, 30% da renda não comprometida para poder conseguir a linha de crédito;
  • Possuir uma boa numeração no CPF, com movimentação e compras;
  • Algumas empresas podem chegar a pedir também o projeto da planta do imóvel, assim como o projeto estrutural, elétrico e hidráulico;
  • O planejamento financeiro com o projeto arquitetônico também é exigência após a contratação do serviço;
  • O alvará da prefeitura com a permissão de construção é primordial na hora de procurar a melhor opção de linha de crédito.

Construção do sonho

Caso todas as exigências propostas pela empresa sejam atingidas, o contrato estará pronto para ser assinado e assim começar a construção ou a reforma pela melhor opção de linha de crédito escolhida pelo consumidor

Negativado pode fazer consórcio?

BMG, Agibank e Banco Ibi oferecem Cartão de Crédito com aprovação facilitada