Conheça as vantagens e desvantagens de um consórcio imobiliário

 Será que um consórcio imobiliário é a melhor escolha para você? Veja quais são as vantagens e desvantagens desse sistema de aquisição e imóveis.

 

Para quem quer fugir do aluguel e finalmente apostar em ter a sua própria casa, fazer um consórcio imobiliário soa sempre como uma boa opção. Mas é importante pesar os prós e os contras antes de bater o martelo e decidir apostar nesse tipo de investimento.

Para muita gente o sonho da casa própria parece algo absolutamente inatingível. Mas a verdade é que existem opções hoje em dia que tornaram isso muito mais possível.

E o consórcio imobiliário pode ser uma opção, no entanto, vamos apontar quais são as vantagens e desvantagens desse sistema, e ajudaremos você a decidir se essa é mesmo a melhor opção para o seu caso.

Conheça as principais vantagens de fazer um consórcio imobiliário!

Se você decidiu sair do aluguel e está procurando alternativas para conseguir comprar a sua casa própria, o consórcio imobiliário pode ser uma boa escolha. Veja quais são as vantagens:

  • Valor final mais baixo:

Um consórcio imobiliário pode fazer com que o seu imóvel custe até 10% mais barato do que um financiamento tradicional. No consórcio não há incidência de juros, o que faz com que o valor final seja mais em conta!

  • Menor burocracia:

Outro ponto essencial é a burocracia, que é muito menor no caso de um consórcio imobiliário. Geralmente é a melhor opção para pessoas que tenham alguma restrição de crédito, por exemplo.

  • Organização financeira:

O consórcio também contribui para que você consiga uma organização financeira. Isso porque o pagamento das parcelas em dia é uma obrigação, uma vez que a inadimplência poderá prejudicar a todos do grupo.

Essas são apenas algumas das vantagens de apostar em um consórcio imobiliário. É um negócio que tem conquistado cada vez mais pessoas, e que com certeza pode ser uma opção para quem quer sair do aluguel.

Quais são as desvantagens de um consórcio imobiliário?

 

Depois de conhecer as maiores vantagens de fazer um consórcio imobiliário, é hora de falarmos das desvantagens. Elas também existem, e é importante pesar os dois lados antes da escolha.

  • Aguarde ser contemplado:

Com certeza a maior desvantagem de um consórcio imobiliário está no fato de que a pessoa precisará esperar determinado período para ser contemplado com o bem, ou ainda terá de dar o maior lance para ser “escolhido”.

Com isso, muitas pessoas podem aderir a um consórcio e só conseguirem, de fato, ter acesso ao imóvel depois de anos de pagamento.

  • Penalidades:

O consórcio resguarda uma série de penalidades que podem ser utilizadas contra quem atrasa uma mensalidade, ou mesmo para quem desiste no meio do caminho, e resolve rescindir o contrato.

Por isso, ao aderir a um consórcio imobiliário podemos dizer que você está firmando um contrato que não tem saída, será necessário pagar até o final, e por isso é importante ter certeza de que quer isso.

 

Para quem o consórcio é ideal?

Se você ainda está na dúvida, é hora de saber para quem o consórcio imobiliário é realmente indicado. Podemos dizer que esse tipo de negócio é perfeito para que não tem urgência.

Isso porque o tempo para ter acesso ao bem adquirido pode ser bem longo. Então, não adianta escolher o consórcio se você está planejando entrar na casa nova dentro de alguns meses.

É perfeito para quem quer um investimento de longo prazo, e sem urgências. São inúmeras as vantagens desse sistema, desde que você analise bem antes de escolher.

Agora que você já sabe quais são as vantagens e desvantagens de um consórcio imobiliário, já consegue analisar com mais cuidado se esse investimento é o mais perfeito para os seus planos.

 

 

Tenho Empréstimo Consignado: Posso Financiar um Imóvel?

Quais são os principais tipos de financiamento imobiliário?