Financiamento imobiliário para negativados é bastante complexo e pode pedir muito de você, e a seguir vamos te mostrar como isso tudo funciona. Confira!
Hoje não são mais centenas ou milhares, mas milhões de brasileiros que estão negativados em sistemas como o SPC ou o Serasa, não tendo “nome limpo” na praça, sendo assim vistos com desconfiança por parte dos bancos e das financeiras que aproximam os cidadãos da realização do sonho da casa própria!
Fazer um financiamento imobiliário para negativados pode não parecer possível para muita gente, e talvez esse seja o seu caso, mas estamos aqui para te dizer que existem casos onde essa opção é sim viável.
A seguir nós vamos falar um pouco mais sobre o financiamento habitacional para negativados, explicando tudo que você precisa saber sobre o tema! Vem conferir as nossas informações e se surpreender com cada uma delas!
Saiba se é possível ter acesso a um financiamento habitacional para negativados
Quem entra em um artigo como esse sobre financiamento habitacional para negativados espera uma resposta direta para solucionar as próprias dúvidas, um sim ou um não e pronto, e nem sempre isso é possível!
Nesse caso, por exemplo, a contestação desse questionamento é bem mais complexa. Sabe por que? Porque quando você tem o nome dito “sujo” não pode ter acesso a financiamentos mais baratos, apoiados em sistemas governamentais, como é o caso da Caixa.
Além disso, as financeiras mais conhecidas também acabam se recusando a ofertar uma opção de financiamento para você, porque você se mostrou pouco confiável quando o assunto é o pagamento.
Agora, isso não significa que você não possa tentar financiar a compra do seu imóvel diretamente com a construtora do seu interesse, ou com quem incorporou ou loteou esse imóvel. O grande problema aí é que os juros que você vai pagar são mais altos, justamente porque você não pode buscar outros mais baixos, e esses valores talvez pesem demais no seu orçamento.
Nesse caso vale a pena apostar no financiamento imobiliário para negativados?
Se o seu nome não está “limpo” provavelmente a coisa mais sensata que você pode fazer agora é apostar no reajuste das suas contas. Isso porque se você entrar em um novo compromisso financeiro a tendência é que demore ainda mais para resolver as suas pendências anteriores (tendo mais dificuldade para ter crédito na praça), e o resultado é que vai pagar mais juros.
Como já falamos, os juros são maiores quando você negocia diretamente com quem está vendendo as casas, e isso pode te fazer entrar em uma bola de neve financeira, que vai te levar a uma derrocada econômica difícil de superar.
Tendo isso em mente o pensamento que você deve alimentar agora é o de resolver as suas pendências financeiras aos poucos. Se for necessário entre em contato com seus credores, peça para renegociar as suas dívidas e se encarregue de garantir que o prazo de pagamento e os valores acertados são possíveis de cumprir.
Além disso, evite adquirir novos compromissos financeiros por algum tempo e tente enxugar os seus gastos de todas as formas que forem possíveis. É um período sacrificante, mas o esforço vale a pena.
Se você for por esse caminho a tendência é que logo tenha seu nome fora da lista de negativados, o que vai te dar espaço para conseguir bons contratos de financiamento, com prazos longos e juros que cabem no bolso. Aí seu sonho e a sua realização se aproximam!
Como você pode ver não é fácil conseguir financiamento imobiliário para negativados, e a melhor opção para qualquer um que se encontra nessa situação é considerar ajustar as contas para depois tentar parcelar a compra da casa própria!