Entenda as vantagens e desvantagens de comprar um imóvel na planta

Entenda as diferenças, vantagens e desvantagens de comprar um imóvel direto na planta.

 

 

A primeira vez ao adquirir um imóvel pode acarretar muitas dúvidas. Sendo assim, entender as vantagens e desvantagens de comprar um imóvel na planta é essencial para fazer a obtenção da casa própria.

O que é comprar um imóvel na planta e o que pode ser considerado vantagem e desvantagem?

Logicamente vários fatores influenciam na compra de um imóvel na planta. Além disso, o ponto de vista de cada um pode ver vantagens em algum aspecto e desvantagens em outros, e vice-versa.

Compreender o que é comprar um imóvel na planta e como fazer isso é essencial na hora de gastar bem o dinheiro.

Comprar um imóvel na planta significa adquirir a casa ou apartamento sem antes de o empreendimento ser construído, isto é, comprar do “zero”. Alguns entendem como vantagem e outros não.

Entretanto, pelo senso comum, existem os pontos realmente considerados positivos assim como negativos.

Vantagens

Ao adquirir um imóvel na planta, o comprador consegue várias vantagens e desvantagens.

Entre todos, há alguns benefícios que se sobressaem na hora da decisão, como:

  • Valor não tão alto;
  • Investimento certeiro por causa da valorização do imóvel;
  • O imóvel está sendo construído com aparelhagem nova, ou seja, com estruturas hidráulicas e elétricas mais modernas;
  • Customização no estilo da casa ou apartamento, podendo deixar o local com um ambiente mais personalizado;
  • Boa condição de pagamento, dependendo do tipo da linha de crédito e financiamento;
  • Caso seja necessária, a negociação do preço pode ocorrer de forma menos burocrática na construtora;
  • Não existe confusão com as documentações anteriores, já que é um empreendimento novo;
  • O lucro após a compra do imóvel pela planta pode ser de até 50%, dependendo de características específicas, como lazer e vaga na garagem.

É importante frisar que as condições positivas podem não ser as melhores para todo mundo, mas estas são as que mais são citadas entre compradores de imóveis pela planta.

Desvantagens

Apesar de existir um lado comum em afirmar que há inúmeras vantagens, também existem desvantagens em adquirir um imóvel na planta, como por exemplo:

  • A construção do empreendimento pode atrasar eventualmente;
  • As localidades de novos empreendimentos são fora da área central dos municípios, o que pode acarretar em preocupações como locomoção;
  • Taxas extras de corretagem, serviço de assistência e interveniência podem ser cobradas a mais, acarretando um desequilíbrio financeiro, além de serem indevidas;
  • Caso o adquirente queira vender o seu imóvel ainda na planta, a construtora pode cobrar um valor a mais por isso;
  • Por mais que possa ser seguro, um investimento alto pode ser perigoso e demorado;
  • Pode ser desencadeado um déficit para o dono do imóvel caso seja feita a venda no futuro, depois de construído. Impostos e juros que, se não calculados ou planejados de antemão, pode dar um prejuízo imenso para quem adquiriu;
  • Os imóveis têm ficado com dimensões menores. Isso pode acarretar em problemas de acomodação, principalmente se for para um número maior de pessoas.

Ao final das contas, é melhor ou pior?

Os empreendimentos imobiliários são, em suma, seguros e muito fortes caso alguém queira investir um bom dinheiro. Contudo, dependendo de o que for incluso na hora da compra, pode ser trabalhoso se desvencilhar da armadilha.

Sempre deve-se manter como prioridade o objetivo de cada comprador. Se é alguém que deseja um negócio rápido para mudança imediata, é aconselhável a compra de um imóvel pronto. Caso seja o desejo de uma possível valorização, a obtenção pela planta pode ser uma melhor opção.

Alguns tipos de financiamento podem cobrir a reforma caso seja necessária, porém existem linhas de crédito que não dão essa possibilidade.

As vantagens e desvantagens ao adquirir o imóvel direto na planta podem ser dosadas dependendo do ponto de vista do comprador. Portanto, avalie bem o seu objetivo e invista naquilo que vai fazer você feliz.

Consórcio de imóveis

Negativado pode fazer consórcio?