Financiamento de imóveis para idosos e pensionistas

O financiamento de imóvel para idosos e pensionistas é complexo e pode exigir muito, mas existem formas de torna-lo mais fácil. A seguir falaremos mais sobre. Confira!

 

O financiamento de imóvel para idosos e pensionistas é uma possibilidade que atrai a uma boa parcela da população, que sempre sonhou com a casa própria, mas nunca achou que poderia realizar com tranquilidade esse desejo.

Talvez esse seja o seu caso, e saber mais sobre essa opção pode te dar subsídios para concretizar essa oportunidade de uma vez por todas, trazendo-a do mundo das ilusões para o da realidade.

Assim sendo, a seguir nós vamos falar um pouco mais sobre o financiamento de imóvel para idosos e pensionista, explicando como funciona, o que é ou não é necessário e de que maneira pode ser consolidado. Confira as nossas dicas a seguir!

Saiba como funciona o financiamento de imóvel para idosos e pensionistas

A opção de abrir um financiamento de imóvel para idosos e pensionistas permite que gente que nunca teve a chance de ter posse da sua casa passe a poder vivenciar essa realidade, que por tanto tempo pareceu tão distante. Algumas regras, no entanto, precisam ser observadas, e abaixo nós vamos elenca-las para você:

  • O prazo de pagamento – Na maioria dos acordos de financiamento há um oferecimento de prazo que supera até 3 décadas para que o empréstimo seja pago, mas no caso das pessoas idosas isso não vale. É necessário que o pagamento do imóvel ocorra em até 20 anos, não mais do que isso;
  • O limite de idade para financiar – Ao contrário do que muitos podem imaginar existe sim limite de idade para um idoso financiar. Por muito tempo foram os 75 anos, mas hoje subiu para 80 anos e 6 meses, então é até essa faixa etária que você terá a chance de adquirir imóveis a partir dessa opção;
  • A necessidade de uma renda mais alta – Se você for pensionista ou aposentado mais velho a tendência é que você precise comprovar uma renda bem mais alta do que teria se fizesse um financiamento mais novo, porque as parcelas se tornam maiores considerando o fato de que o empréstimo deve ser pago em um tempo bem menor. Não é raro que se peça uma renda que supere os R$ 5 mil, e isso pode complicar alguns interessados na aquisição da casa ou do apartamento próprio;
  • O custo do seguro maior – Outro ponto que você precisa levar em consideração é que o seguro do financiamento de imóveis será mais caro, uma vez que a pessoa é mais velha e tem, portanto, uma expectativa de vida menor. É claro que nenhum banco ou financeira vai explicar isso dessa maneira, mas é a realidade e precisa ser considerada por quem está disposto a entrar nessa aventura;

Aposte na Caixa Econômica Federal

A Caixa oferece financiamento de imóvel para idosos e pensionista muito mais em conta, justamente por causa do Programa Minha Casa, Minha Vida! Veja alguns critérios apresentados aos interessados:

  • Taxa de juros acessível;
  • Prazos mais acessíveis;
  • Atendimento personalizado para a sua necessidade;
  • Diferentes faixas de rendas oferecidas para cada tipo de comprador;
  • Necessidade de apresentar poucos documentos, como CPF, RG e comprovante de renda;

Dá para perceber que nessa instituição é bem mais acessível o sonho de conseguir ter um imóvel para chamar de seu, não é mesmo? Vale a pena considerar essa opção e tê-la em conta na hora de se realizar tendo a sua própria casa ou apartamento.

Como você pode ver o financiamento de imóvel para idosos e pensionistas possui regras importantes, que são bem limitadoras, mas instituições como a Caixa Econômica Federal podem te dar uma força! Aproveite a possibilidade e boa sorte na sua caminhada até a casa própria!

 

 

Feirão da Caixa – Vale a pena?

Quais as vantagens de financiar o minha casa minha vida com a CAIXA