Financiamento imobiliário Itaú: taxas e condições

Quando se trata de financiamento imobiliário, o Itaú está entre os cinco maiores bancos do Brasil. Vale a pena analisar as condições e taxas ofertadas pelo Banco Itaú.

O Financiamento imobiliário Itaú, oferece condições e taxas interessantes para o cliente. O sonho de ter a casa própria tem se tornando realidade para muitos brasileiros devido à concorrência de financeiras e bancos, o que os obriga a sempre ter um diferencial para se manter no mercado.

No caso do Banco Itaú ele está em quinto lugar dentre as instituições financeiras com menor juros, sendo o valor de 10,50% de juros ao ano. Além disso, o Itaú resolveu unificar as taxas de juros da CH e a do SFH e o FGTS é uma possibilidade para quitar o financiamento.Vale a pena fazer uma simulação e verificar as condições do banco.

Condições para financiamento imobiliário Itaú

Você deve entrar no site do Banco Itaú ou ir à uma agência bancária Itaú. Para realizar a simulação é necessário informar seus dados pessoais tais como: estado onde vai ser comprado o imóvel, nome, rg, cpf, sua renda, data de nascimento e dados do imóvel ( novo ou usado).

Depois irá gerar os valor das prestações e os prazos para realização dos pagamentos. Se ficar adequado ao ser orçamento e para sua família, é só enviar a proposta.

Tarifas cobradas no financiamento

Além do valor do imóvel, há algumas despesas a serem cobradas durante esse processo:

  • Tarifa de avaliação do imóvel
  • Tarifa de serviços administrativos
  • ITBI – Imposto de Transmissão de Bens Imóveis
  • Laudêmio
  • Registro do Contrato

Independente do banco escolhido, sempre confirme os valores das tarifas a serem cobradas para não se surpreender posteriormente. Algumas instituições permitem que esses valores sejam inclusos no valor do crédito imobiliário, é bom verificar se essa opção é viável.

Análise de Crédito e FGTS

Depois de enviada a proposta, você vai se dirigir até uma agência bancária com os seguintes documentos: rg, cpf, renda familiar( juntamente com o do seu cônjuge), comprovante de estado civil,comprovante de residência, entre outros.

Todas as informações serão informadas nesse processo: juros bancários,taxas, prazos e parcelas. Esse é o momento da negociação e de tirar todas as suas dúvidas.

O trabalhador que tiver contribuído pelo menos 3 anos, poderá utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço(FGTS) para quitar o saldo devedor da dívida ou utilizar em algumas prestações. O FGTS não poderá ser usado na aquisição de imóveis para terceiros. É necessário levar a documentação do FGTS juntamente com os demais.

Avaliação do Imóvel

Os engenheiros credenciados pelo Banco Itaú, irão até o imóvel que você quer adquirir para avaliar e durante esse processo você levará à agência os documentos referentes ao imóvel ( certidão de inteiro teor da matrícula do imóvel, escritura do imóvel, título aquisitivo do imóvel e a capa do carnê do IPTU).

Assinatura do Contrato

A agência irá formular o contrato e o comprador e vendedor devem comparecer à agência bancária para assiná-lo. Depois você irá no cartório de Registro de Imóveis e deve ser pago o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis(ITBI), que é 2% do valor total do imóvel. Feito isso, retorne à agência bancária em que foi feito o financiamento imobiliário do Banco Itaú, para ser liberado a quantia na conta do vendedor.

Unificação das taxas do financiamento imobiliário do Banco Itaú

Os clientes que pretendem financiar um imóvel pela Carteira Hipotecária (CH) pagarão a mesma taxa de juros que o Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

O objetivo do  Banco Itaú é estimular a movimentação no setor de imóveis e quem se beneficia é o comprador. A taxa de juros da CH reduziu de 9% para 8,8% independente do valor do imóvel.

Com essa unificação, o financiamento imobiliário Itaú tende a crescer, pois condições diferenciadas servem de estímulo para o cliente.

Financiamento Imobiliário com o Banco Inter: Conheça os Benefícios e Taxas

Caixa Econômica Federal como opção de financiamento: saiba como funciona, taxas e benefícios