Tenho Empréstimo Consignado: Posso Financiar um Imóvel?

Será que ter um empréstimo consignado é um problema para quem quer financiar um imóvel? Veja como isso pode impactar na sua obtenção de financiamento, e quais são as nossas dicas.

 

Quem pretende financiar um imóvel precisa ficar de olho na sua situação financeira. Afinal, todo o histórico de crédito e dívidas será puxado pela empresa financiadora. Mas quem tem empréstimo consignado pode financiar imóvel?

Essa é uma dúvida muito comum, afinal, muitos brasileiros precisam apostar nos empréstimos para colocar as dívidas em dia, e é normal ter receio de que isso prejudique na hora de conseguir um financiamento.

Se esse é justamente o seu caso, vamos explicar exatamente como acontece essa análise de crédito, e vamos explicar se quem tem empréstimo consignado pode financiar imóvel, ou isso será um empecilho definitivo na hora de comprar a sua casa própria.

Empréstimo consignado não impede financiamento!

A grosso modo, podemos dizer que o empréstimo consignado não impede que você consiga um financiamento. No entanto, ele será, sim, um sinal de alerta para a financiadora.

Para entender melhor isso, é preciso primeiro compreender os motivos que levam uma empresa a fazer uma análise de crédito antes de liberar um financiamento. É muito simples: ela precisa saber que a chance de você honrar com essa divida que está prestes a fazer é grande.

As empresas precisam ter certeza de que o empréstimo consignado, somado a todos os seus gastos fixos, não vai impedir que você pague as parcelas do financiamento.

O empréstimo consignado, então, não impede de você conseguir um financiamento, mas assim como o cartão de crédito ele entra no ramo de coisas que compromete o seu salário todos os meses, e por isso pode dificultar esse acesso.

A conta que as empresas financeiras fazem é muito simples: elas analisam quanto você ganha por mês e subtraem os seus gastos fixos (dos quais o empréstimo consignado faz parte).

O que sobrar precisa ser suficiente para que você arque com as mensalidades sem correr risco de inadimplência.

Veja dicas de como conseguir um financiamento mesmo com um empréstimo consignado ativo

Se você tem um empréstimo consignado e está com receio de ter o seu financiamento recusado por conta disso, vamos lhe dar algumas dicas valiosas.

  • Quite parte do empréstimo:

Uma sugestão é que você quite o empréstimo por completo ou ao menos parte dele antes de pedir financiamento para a empresa. Isso poderá facilitar a aprovação, uma vez que a financeira entenderá que o seu salário não está tão comprometido.

  • Aumente o seu lucro:

Outra possibilidade é que você consiga aumentar o seu faturamento mensal. Dessa forma, mesmo com um empréstimo consignado você terá uma margem de segurança para pagar outras dívidas, e facilitará a aprovação do financiamento.

Essas são apenas algumas dicas para que você facilite a aprovação para financiar um imóvel.

Se o seu financiamento foi negado, não desanime: é hora de se organizar!

É claro que receber uma negativa de uma solicitação de financiamento pode ser muito frustrante, mas também pode ser um alerta: é hora de organizar as suas finanças!

Tente tirar algo de positivo disso. Entenda que bancos e empresas financeiras trabalham com dinheiro o tempo inteiro, e se estão negando liberação de crédito para você é porque acreditam que isso poderá te levar para a forca das dívidas.

Então, antes de se desesperar e desanimar, pense em estratégias para melhorar a sua condição financeira e aumentar o seu score, melhorando também o seu crédito no mercado.

Depois de um tempo pagando as suas dívidas e quitando as pendências, tente novamente fazer um financiamento. Com certeza ele será aprovado se você se empenhar em organizar as suas contas!

O empréstimo consignado não impede o financiamento, mas pode, sim, dificultar isso. E a melhor forma de resolver é se planejando melhor para ter a próxima solicitação aceita pelos bancos e empresas financeiras.

 

Como usar o FGTS para comprar um imóvel?

Conheça as vantagens e desvantagens de um consórcio imobiliário