Fuja de empresas que prometem limpar seu nome

Cuidado com ofertas tentadoras! Muitas empresas apresentam propostas e promessas de limpar o nome no SPC/Serasa sem quitação das dívidas. Geralmente são fraudes. Saiba como não cair nestes golpes!

Eles sempre aparecem quando você está fazendo alguma consulta no SPC ou no Serasa. A oferta é sempre a mesma: limpar seu nome. A promessa também é muito vista em cartazes em postes e pontos de ônibus. O post de hoje do Crédito 21 é um alerta para quem fica sonhando em limpar o nome sem pagar as dívidas. As promessas na grande maioria dos casos é falsa. Fuja disso!

O ano passado o SPC divulgou uma pesquisa que mostrou que 60% das pessoas que contrataram essas empresas perderam dinheiro e não tiveram o nome limpo, nem as dívidas quitadas. A maioria se arrependeu se deixou levar por falsas promessas. Mas o que essas empresas oferecem?

As ofertas

Existem todos os tipos de ofertas, desde as assessorias sérias, que auxiliam em casa de cobranças e juros abusivos, até as que prometem, ilegalmente, apagar o nome da lista dos nomes sujos. Muitas oferecem serviços jurídicos, prometendo tirar o nome do SPC/Seresa com uma liminar judicial.

E vale a pena?

Na maioria dos casos, não! O melhor é você mesmo procurar a empresa, negociar, fazer uma proposta e se livrar da dívida. Uma assessoria só é necessária em casos de dívidas muitas altas, com vários credores, mas terá um custo. Você pode pagar a dívida e ainda pagar também a assessoria? Na maioria dos casos contratar uma empresa só vai aumentar suas contas.

Apagar o nome da lista SPC/Serasa é possível?

Quem promete apagar o nome da lista de nomes sujos do SPC/Serasa está propondo uma coisa ilegal. Na maioria dos casos, você vai pagar, quem ofereceu vai sumir e seu nome continuará sujo. Se a pessoa conseguir mesmo apagar seu nome, você será parte de um crime. Se descobrirem, você pode responder criminalmente por isso.

Me ofereceram entrar com uma liminar para limpar o meu nome. É possível?

Muitos advogados prometem retirar o nome da pessoa da lista de nomes sujos com uma liminar obtida na Justiça. Sucesso mesmo, você só vai ter se o seu nome tiver sido incluído nas listas do SPC/Serasa por engano. Nesse caso, a ação judicial é válida e pode até render uma indenização.

Se o seu nome estiver na lista de nomes sujos por motivos reais, ou seja, você está mesmo devendo, os processos judiciais geralmente não funcionam. Mesmo que o advogado consiga liminarmente a retirada do nome, com poucos dias a liminar cair, seu nome volta pra lista e você ainda gastou dinheiro.

Como já dissemos, fuja dessas empresa. Negocie você mesmo. Faça uma proposta, não tenha medo. Na maioria dos casos, uma assessoria, nesse caso de um advogado, só é interessante em casos de juros abusivos. Não gaste dinheiro à toa!

[relfake id=”1″]

Quais as vantagens de financiar o minha casa minha vida com a CAIXA

Financiamento imobiliário Banco Bradesco: Conheça as taxas e condições